Interpolated Strings

Quando estamos em um cenário que precisamos concatenar um string a primeira ideia que vem em mente é o sinal de +, muito usado para pequenas concatenações. Vou postar um exemplo

Forma tradicional
Forma tradicional

Existe muitas formas para concatenar string maiores com a classe StringBiulder, dois métodos da classe string, como String.Format e String.Concat. Os especialistas da linguagem garantem que para uma melhor performance com grandes concatenações não é aconselhável escolher o operador +, contudo deixando de lado um pouco de performance e focando no, fácil de ler e de manter    irei apresentar o Interpolated Strings, o mesmo exemplo acima com essa novidade.

Interpolated Strings
Interpolated Strings

É fácil entender por que o c# pensou muito no refaturamento quando produziu o c# 6, a facilidade para concatenar melhorou muito apenas com um simbolo como chave do sucesso $.

um me me

Anúncios

Static Using

Quando nos deparamos com a maioria dos consoles das IDEs atuais pesamos, como escrever um Hello World, o pensamento imediato é “facinho”, realmente é,mas a sensação que nos passa é que poderia ser mais simples, vamos ver um exemplo clássico no console do VS.

img1
Clássico Hello World

Quando os professores passavam os trabalhos de POO eu fazia pensando “Nossa pra que tanto Console.blablabla”. Foi ai que descobri como das um alias para o mesmo, me senti um programador experiente (risos). Vou dar o exemplo.

img2
Alias para Using, isso reduz um pouco a quantidades de caracteres mas não a redundância.

Estava feliz com essa descoberta mas senti um gostinho de quero mais, mas esse gostinho só veio no VS2015, estudando as novidades do c# descobri que era possível eliminar essas redundâncias, e me veio um “filme” na minha mente, “putz isso poderia ter existido antes”. Vamos a nova funcionalidade do C#6.

Percebam o poder que isso pode ter, e não fica só no âmbito do Console, qualquer using pode ser da forma statica no c# 6
Percebam o poder que isso pode ter, e não fica só no âmbito do Console, qualquer using pode ser da forma statica no c# 6

Novidades do C# – Null-Conditional Operator

Galera nesse  1° post do meu blog quero apresentar as novidades do c# 6 e aplica-los na pratica, espero que vocês gostem e me desculpe minha inexperiência com artigos e valos la.

1° novidade que eu vou apresentar e o  Null-Conditional Operator:

Todos os desenvolvedores novos e mais velhos sempre se deparam com o NullReferenceException um erro que significa que alguma referencia é nulo, ou seja o nada foi atribuído aos mesmo, link de referencia https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/system.nullreferenceexception%28v=vs.110%29.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396. Isso é meio chato por que se você esta tratando todos os erros da sua aplicação para mostras um erro amigável ao cliente é muito custoso, muitos ifs e try catchs, ora seus problemas foram resolvidos, ok vamos codificar.

1° vamos simular um acerto para fazer as comparações a seguir
1° vamos simular um acerto para fazer as comparações a seguir
Simulando o famoso erro
Simulando o famoso erro

Agora nos deparamos com o seguinte, putz preciso tratar isso, se não pode parar minha aplicação, então valos la.

tratando o erro com if
tratando o erro com if

Também temos a opção de tratar com try catch

tratando o erro com try catch
tratando o erro com try catch

Estudando as novidades do c#6 percebi que a intenção da microsoft  é melhorar o refaturamento e o entendimento, onde entra os termos maintainability e readability muito usado hoje em dia por empresas.

Agora você me pergunta o que o c# fez para melhorar isso,  ai que entra o novo operador null-conditional operator  para evitar esse tipo de tratamento muitas vezes desnecessário mais por boa pratica de programação sempre é feito, vamos ver como fica isso.

Com esse novo operador não é necessário tratar o erro erro, por que ele não existe mais.
Com esse novo operador não é necessário tratar o erro erro, por que ele não existe mais.

Galera com meu 1° post espero ter ajudado a entender esse novo operador, estarei postando todas as novidades do c#6 nos próximos dias, deixarei tudo os links que eu estudei para vocês tirar mais duvidas.

Artigo  oficial – https://msdn.microsoft.com/en-us/magazine/dn802602.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396

Artigo – http://nblumhardt.com/2015/01/c-6-string-interpolation-and-serilog/

Video – https://www.youtube.com/watch?v=1ynbHTalzVk&list=PLLnDCesoFbdGbY0rK3MfoWQDvujBfBnAE&index=29

gitHub – https://github.com/billwagner/mva-csharp6